"And now," cried Max, "let the wild rumpus start!"

twitter

Follow on Tweets

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Então eu li Drácula (de novo)

Juro por tudo no mundo que existe uma parte de mim que quer fazer uma resenha de Drácula, e a outra quer simplesmente fingir que isso não aconteceu. Então eu resolvi escrever isso em vez de fazer uma resenha e colocar a tag do Alphabethlon e tá tudo bem.

Eu não lembro exatamente o motivo pelo qual Drácula foi escolhido como a letra D do desafio, então eu tive que ler assim mesmo, a passo de tartaruga, me obrigando a ler um mínimo de páginas por dia para que acabasse logo.

Drácula é um romance epistolar (agradeço à Wikipedia por enriquecer o meu vocabulário), ou seja, ele foi escrito na forma de cartas, diários, notícias e etc. Foi escrito por Bram Stoker e é considerado o romance vampiresco mais importante da história depois de Crepúsculo, mudando profundamente como os vampiros passariam a ser retratados desde então. 

Drácula gatinho -n
É lógico que Bram Stoker não inventou a lenda do Drácula, muito menos a lenda dos vampiros, que existe sabe-se lá desde quando e existe uma versão diferente em cada canto do mundo. O dito Conde Drácula foi inspirado num conde romeno chamado Vlad Tepes, que ficou conhecido por causa da sua "sede de sangue" e por empalar os seus inimigos, ele era tão cruel que começou a ser chamado de Drácula, que na língua local significa "Filho do Diabo". 

A história do livro começa quando o advogado novato Jonathan Harker é mandado pra Romênia para visitar um cliente e discutir com ele a compra de uma casa na Inglaterra. E no meio do caminho, o personagem começa a perceber vários costumes estranhos do povo do leste europeu, e que o conde, seu cliente, possui hábitos muito esquisitos, até que finalmente chega à conclusão de que ele é alguma criatura vinda do Inferno.

Depois de de passar semanas preso no castelo, ele consegue escapar, quase morrendo no processo. Paralelamente, em Londres, coisas estranhas começam a acontecer, como um naufrágio de um navio o Costa Concordia, um cruzeiro de luxo sem explicação aparente e o comportamento macabro e suspeito de um paciente de um manicômio, entre outras coisas.

Depois de um monte de acontecimentos, todos descobrem que Drácula quer tocar o terror na Inglaterra, e pra começar, usa a amiga da noiva de Jonathan como sua primeira serva e depois a própria noiva de Jonathan, Mina. A partir daí, Jonathan, os três candidatos a marido da amiga de Mina e o dr. Van Helsing vão fazer de tudo para trazer as duas de volta e acabar com o Conde Drácula.

Sirius Black Drácula mais novinho
E Drácula vai pro rol de livros que na primeira vez que eu li eu gostei, mas agora não quero ver nem pintado de ouro. Acho que o meu problema maior é que a história é muito parada e os personagens não contribuem muito com tudo, principalmente a Lucy, que é a menina mais porre e chata do mundo, seguida de perto pelos seus três quem-sabe-futuros-noivos dela, que tratam ela como se fosse uma santa ou coisa do tipo.

Acho engraçado também como os Twilight haters falam que os vampiros da Anne Rice e Drácula são vampiros de verdade, machos e tudo mais, sendo que os vampiros da Anne Rice, pelo menos uma parte deles, são literalmente gays e Drácula é um chato. Não que eu esperasse que ele fosse dotado de sentimentos ou coisa do tipo, mas no livro ele é só um velho que é mau ao extremo e só. Nesse ponto, eu gosto mais do Drácula da adaptação pra cinema do Coppola, que é mais humano, que justifica uma parte das suas ações porque ama alguém.

Olha só, não estou falando que sou team Edward porque ele é um vampiro romântico, só digo que não sou tão fã assim dos vampiros que só possum instinto animal, porque na minha cabeça eles são muito mais inteligentes que humanos, por causa da experiência acumulada etc, e também acredito que eles não sejam 100% malignos e sedentos de sangue. Só acho que a destruição e o terror que eles representam sejam gerados pelas atitudes que eles tomam acreditando no que eles acham que é melhor/mais vantajoso para eles, mesma coisa que os seres humanos saem fazendo por aí.

----

Depois desse meu discursinho e da minha chateação, vou voltar a ler minha trilogia de Jogos Vorazes, que eu acabei o primeiro livro, mas vou terminar de ler tudo para fazer resenha. E que venha Emma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário