"And now," cried Max, "let the wild rumpus start!"

twitter

Follow on Tweets

quarta-feira, 21 de julho de 2010

MAUS de Art Spiegelman

Título: Maus
Autor: Art Spiegelman
Gênero: Drama, holocausto
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 295

Neste HQ, o autor Art Spiegelman conta sobre a vida de seu pai, um judeu que viveu o holocausto da II Guerra Mundial, e que conseguiu sobreviver graças a sua esperteza e sorte.

A história é contada sob o ponto de vista do pai de Art, Vladek, na forma de uma conversa entre os dois. Vladek vai contando as suas memórias desde quando conheceu a mãe de Art, um pouco antes do começo da guerra, e há momentos em que Art interfere na narrativa para fazer perguntas ao pai.

Há momentos também em que Art mostra o que acontece enquanto o pai conta a história, mostrando certas características dele, seu jeito econômico e avarento, uma caricatura personificada de um judeu.

Como se pode ver na capa, os personagens não são retratados na sua forma humana, os judeus são retratados como ratos, alemães como gatos e os poloneses como porcos, uma metáfora de como elas eram vistas e como viviam naquela época.

Um HQ ótimo e que vale a pena ser lido, mesmo pra quem não gosta muito do gênero, mostra a história do holocausto de uma outra perspectiva.

Eu comprei e li por curiosidade, mas depois de terminar, eu me senti meio mau. É bem depressivo, mas não porque tem um final triste, é porque ele conta em detalhes o sofrimento dos judeus nos campos de concentração e como eram tratados como animais e o modo que tinham que se esconder para não serem levados.

2 comentários:

  1. Morte aos judeus! hohohoh
    ahuahauha
    brinks hein..

    Ai animais.. Revolução dos Bichos feelings. Atoron!

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Antes eu achava que "Maus" era título traduzido, de malvados mesmo. Depois que vi a capa que me toquei que era rato em alemão :P

    E Art Spiegelman é foda *-*

    ResponderExcluir