"And now," cried Max, "let the wild rumpus start!"

twitter

Follow on Tweets

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Despertar da Primavera - o musical

Título: O Despertar da Primavera
Direção: Charles Möeller
Texto: Steven Sater
Versão Brasileira: Claudio Botelho
Local: Teatro Frei Caneca

Baseado no original de Frank Wedekind, O Despertar da Primavera se autoproclama o musical mais ousado da Broadway. E o título que pode enganar quanto ao conteúdo é apenas uma metáfora.

O tema central é sexualidade na adolescência. Algo que chega a ser banal nos tempos de hoje, mas o cenário é a Alemanha de 1891, numa sociedade fechada e conservadora, em que a maioria dos jovens, principalmente as garotas, tinha apenas uma vaga ideia do que era sexo.

É aí que vemos Melchior, um jovem alemão brilhante, rebelde e muito a frente de seu tempo que se apaixona por Wendla, uma moça inocente e religiosa.

Por trás de um enredo bem simples, o musical mostra muitas outras tramas paralelas e uma crítica à sociedade burguesa da época, como por exemplo, Moritz Stiefel, amigo de Melchior que não consegue seguir o ritmo imposto pela escola e sofre com a pressão exercida por seus pais.

Além de vermos o desenrolar do romance entre Melchior e Wendla, vemos também a manifestação da sexualidade nos seus sentidos mais amplos, como a homossexualidade, complexo de Édipo, estupro e etc.
Vale a pena avisar que há cenas de masturbação (simulada), sexo (simulado) e beijo entre garotos.

Eu não sei direito o que dizer sobre a peça, só sei que amei demais e assistiria todas as vezes que eu pudesse. É claro que vendo apenas o resumo dá pra pensar que é apenas putaria, mas não é. As músicas são maravilhosas e muito bem coreografadas.

A versão brasileira é a primeira que não é uma réplica do musical da Broadway. E sinceramente? A nossa versão é muito melhor.
Não cheguei a assistir o original inteiro, mas pelos trechos que assisti, a versão brasileira tem uma coreografia mais bem elaborada.

Não tenho muitos comentários, só digo que achei maravilhoso, pretendo assistir de novo, e se você estiver de passagem por São Paulo, ASSISTA!

2 comentários:

  1. A gente estamos trazendo a Mie pra putaria *-*
    BRINKS ;D

    Super quero ver a peça i.i
    Grava pra mim? Só não seja presa :P

    ResponderExcluir
  2. Não quero ser chato, mas... homossexualidade, s'il vous plaît!

    ResponderExcluir