"And now," cried Max, "let the wild rumpus start!"

twitter

Follow on Tweets

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A FANTÁSTICA FABRICA DE CHOCOLATE de Roald Dahl

Título: A Fantástica Fábrica de Chocolate
Título original: Charlie and The Chocolate Factory
Autor: Roald Dahl

Finalmente depois de dois livros de politicagens e filosofagens, temos um livro infantil no desafio. Coisa mais fofa do mundo e que deu uma vontade insana de comer chocolate (e pra piorar eu tô de dieta).

Como dá pra ver, esse é o livro que inspirou os dois filmes homônimos, um de 1971 dirigido por Mel Stuart (o nome do filme em inglês dessa versão ficou como Willy Wonka & The Chocolate Factory), e outra de 2005 dirigida por Tim Burtom e com o Johnny Depp.

Quanto à história, pra quem viu o filme, não tem muito o que falar, mas vou fazer um resumo mesmo assim.

Charlie é um garoto muito pobre que vive numa casinha com seus quatro avôs, seu pai e sua mãe. Seus avôs, como são muito velhos ficam o tempo todo deitados na mesma cama, a única da casa, enquanto Charlie e seus pais dormem em colchões no chão. O pai de Charlie é o responsável por trazer o dinheiro para casa, trabalhando numa fábrica de pasta de dentes, colocando as tampinhas nos tubos, e o que ele ganha mal dá pra comprar comida suficiente para todos.

Na cidade de Charlie existe uma grande fábrica de chocolate que é administrada por Willy Wonka, um verdadeiro gênio na arte de fazer chocolates. Conta-se que antigamente Willy Wonka tinha muitos empregados na sua fábrica e que a cada dia ele inventava um doce novo e revolucionário, mas logo seus concorrentes começaram a contratar espiões para que eles roubassem as suas receitas, o que fez com que Willy deixasse sua fábrica fechada durante anos, até que um dia ela voltou a funcionar, mas sem nenhum funcionário e nunca se via gente entrar ou sair de lá.

Um belo dia o dono dessa fábrica anuncia que dentro de 5 barras de chocolate Wonka foram colocados 5 bilhetes dourados e que as crianças que achassem esses bilhetes poderiam ir conhecer a fábrica por dentro, ver como ela funciona e ganhar um suprimento de doces Willy Wonka por toda a vida, então, começa uma maratona desenfreada de crianças comprando barras e mais barras de chocolate em busca do bilhete.

Charlie, é claro, queria achar o tal bilhete, mas ele só comia uma barra de chocolate uma vez por ano, que ele ganhava de presente de aniversário, e a que ele ganhou naquele ano não estava premiada e só restava mais um bilhete a ser encontrado. Um dia, quando estava no caminho de volta para casa, Charlie encontra uma moeda no chão que ele usa para comprar o chocolate que tinha o bilhete dourado, seu ingresso para a visita de fábrica de chocolate.

Então, Charlie, seu avô e mais quatro crianças vão conhecer a fantástica fábrica de Willy Wonka e seus curiosos funcionários, os umpa-lumpas.

Bom, sendo um livro infantil, ele é meio bobinho até, mas continua sendo lindo e tudo de bom. Nem vou fazer comparação com o filme porque meh, mas vou dizer que gosto muito da adaptação que o Tim Burton fez. Eu queria ressaltar que eu gostei muito da tradução e que as musiquinhas cantadas pelos umpa-lumpas ficaram maravilhosas. Enfim, é isso.

Me desejem sorte com Drácula e a Lucy-mais-porre-do-mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário