"And now," cried Max, "let the wild rumpus start!"

twitter

Follow on Tweets

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

QUEM É VOCÊ, ALASCA? de John Green

Título: Quem é Você, Alasca?
Título Original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Martins Fontes

Então, acontece que a cada três páginas que eu lia de Drácula, eu lia um livro e assim por diante. Acho que vou tentar adotar uma estratégia de leitura de Drácula, ou o livro nunca vai acabar.

Alasca foi um livro indicado pelo meu amigo André (http://hipster-robin.blogspot.com/ ) e que eu escolhi como presente de Natal da minha amiga Stephanie (a gente vai numa livraria no aniversário de cada uma e no Natal e cada uma escolhe o seu presente, assim não tem erro, rs) e acabou sendo o melhor presente desse Natal e de muito outros, e um dos meus livros favoritos.

-------------------

Miles Halter é um nerd/loser filho único que mora na Flórida com seus pais e não tem muitos amigos, e que tem como hobby colecionar as últimas palavras de pessoas ilustres. Então ele resolve ir para um colégio interno, em busca do Grande Talvez (ter novas experiências, coisas do tipo).

Logo que chega, somo apresentados ao seu colega de quarto, Chip Martin, mais conhecido como Coronel e que logo começa a chamar Miles de Gordo (porque Miles é magricela, então o apelido é irônico) e em seguida ele apresenta Gordo a Alasca, por quem ele instantaneamente se apaixona.

Alasca é uma garota bonita, inteligente e extremamente temperamental (imagina alguém que é toda fofa num minuto, e no outro tá tendo um ataque histérico e coisa do tipo) e no seu quarto, além de vários maços de cigarro que ela vende para outros alunos (Gordo com o tempo vira cliente dela), ela tem pilhas e pilhas de livros que ela chama de "Biblioteca da Vida", que são todos os livros que ela comprou em diversas vendas de garagem e que ela pretende ler em algum dia da vida.

O dia-a-dia de Gordo não exatamente animado. Ele assiste às aulas, estuda bastante, fuma e sai escondido com seus amigos e planeja trotes a seer executados no campus da escola. Fora isso, mostra a sua amizade com Coronel e Alasca se estreitando aos poucos.

Tudo vai bem até o dia em que acontece algo terrível que muda a vida de todos profundamente.

----------------------------

Recomendo, recomendo, recomendo. Nossa, que livro bom.
Ele não é exatamente longo, e o ritmo dele é tão rápido que sem perceber você já passou da metade dele (li tudo num dia só). Gostei muito dos personagens e de tudo e amei John Green, uma pena que Alasca é o único livro dele aqui no Brasil, e foi o primeiro da carreira dele. Pelo que eu ouvi dizer, esse livro ganhou um Pulitzer, que é tipo um Oscar da literatura.

O livro me lembrou bastante O Apanhador no Campo de Centeio em vários aspectos, mas não sei dizer bem por que. É um livro meio introspectivo e um pouco denso, até, mas não chega a ser difícil de ler nem nada.

Fiquei bem animada com John Green e até comprei o segundo livro dele, mas aí eu vi uma resenha falando que o livro é ruim, mas não sei, vou esperar ler pra poder tirar alguma conclusão.

Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário